
Já imaginou um lugar onde você lida de maneira simultânea com textos imagens, vídeos, sons... e quem sabe até cheiros e texturas... ainda tendo a oportunidade de "brincar" com eles, modificando-os, reorganizando-os, enfim, interagindo com eles? Bom... isso é hipermídia.
O Conceito é bastante complexo porque tem muitas interpretações. Para não ficar no achismo e na imaginação, apresento a definição de um autor com vasta experiência no assunto.
De acordo com Vicente Gosciola, hipermídia é o conjunto de meios que permite acesso simultâneo a textos, imagens e sons de modo interativo e não linear, possibilitando fazer links entre elementos de mídia, controlar a própria navegação e, até, extrair textos, imagens e sons cuja sequencia constituirá uma versão pessoal desenvolvida pelo usuário.
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências especificas denominadas hipelinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo do texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação.